domingo, 23 de maio de 2010

INTERAÇÃO

Segue um trecho da tese de Alex Primo. Após ler esse trecho, em particular, passo a acreditar quea nossa profissão deve passar por mudanças, no sentido de que nós venhamos a interagir mais com nossos alunos,não apenas presencilamente, mas também utilizando as tecnologias disponíveis para tal.


Fagundes et al (s/d) acrescentam que o professor deve atuar como ativador, articulador, orientador e especialista. Na função de articulador da aprendizagem, deve promover a auto-estima dos aprendizes, o entusiasmo de conviver e cooperar e um clima de respeito mútuo. Para isto, precisa estimular a expressão de todos, a auto-avaliação (individual e em grupo), como também “promover a definição compartilhada de parâmetros nas relações, e de regras para atendimento desses parâmetros, que considerem a beleza da convivência com as diferenças” (p. 20). A articulação da prática, por sua vez, demanda a organização das formas de trabalho (incluindo disponibilização de recursos necessários, agendamento de atividades, proposição de desafios estimulantes em acordo com os interesses dos aprendizes, coordenação e reflexão das ações e da tecnologia em uso, oferecimento de feedback, integração interdisciplinar com outras disciplinas, organização de materiais didáticos, contato com especialistas em diferentes campos do saber). A função de orientação de projetos, por sua vez, demanda que o educador apóie os aprendizes na busca e organização de informações para resolver suas inquietações, acompanhe as atividades deles, perturbe-os em suas certezas (testando suas hipóteses), como também incentive a produção de relatórios analíticos de suas produções (em arquivos locais ou publicados na Internet) para promover o feedback individual e coletivo.
Finalmente, em sua função de especialista deve “coordenar os conhecimentos específicos de sua área de formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos” (p. 22).

Disponível em http://www.desafiopedagogico.com/documentos/TESE%20PROF%20ALEX%20PRIMO%20SBR%20TIC.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário