quarta-feira, 19 de maio de 2010

O papel do computador na construção do conhecimento

Como auxiliar do processo de construção do conhecimento, o computador deve ser usado como uma máquina para ser ensinada. Nesse caso, é o aluno quem deve passar as informações para o computador.
Se o computador pode ser usado para catalisar e auxiliar a transformação da escola, mesmo diante dos desafios que essa transformação nos apresenta, essa solução, a longo prazo, é mais promissora e mais inteligente do que usar o computador para informatizar o processo de ensino. O ensino tradicional ou a informatização do ensino tradicional são baseados na transmissão de conhecimento. Nesse caso, tanto o professor quanto o computador são proprietários do saber, e assume-se que o aluno é um recipiente que deve ser preenchido. O resultado dessa abordagem é o aluno passivo, sem capacidade crítica e com uma visão de mundo limitada. Esse aluno, quando formado, terá pouca chance de sobreviver na sociedade atual. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto a informatização desse ensino prepara um profissional obsoleto. As mudanças que ocorrem nos meios de produção e de serviço indicam que os processos de apreciação do conhecimento assumirão papel de destaque, de primeiro plano (Drucker, 1993)

Marieli Seibert

Um comentário:

  1. Utilizar as tecnologias (computador, softwares específicos de cada área) para que o aluno produza, seja autor. Na minha opinião é esse o desfio, pois enfim, uma boa parcela dos nossos alunos tem computador, acesso a internet, no entanto não sabe aproveita-los como uma ferramenta e apoio na construção do conhecimento. E aí entra nosso papel enquanto educadores: propiciar situações e momentos em que o uso do computador venha para ajudar o aluno a construir os conceitos , reestruturar seu conhecimento e assim, aprender.

    ResponderExcluir